imagem - Friburguense Atlético Clube

09/02/2018 - É hoje o dia...

... Da alegria: Bloco do Frizão desfila na Avenida Alberto Braune

Nos últimos anos tornou-se tradição, e este ano as cores azul, vermelho e branco do Bloco do Frizão vão homenagear os 200 anos de Nova Friburgo. Uma das principais instituições esportivas do município, o Friburguense terá nos componentes a sua representação para retratar o bicentenário da cidade. Para o desfile deste ano foram confeccionadas 600 unidades, 100 a mais que em 2017. A previsão é que o bloco desfile por volta das 21h30 desta sexta-feira (9), e faça a alegria dos foliões e do público presente à Avenida Alberto Braune.


Futebol, carnaval e o amor pelo Friburguense, juntos, em mais um desfile

Os ensaios aconteceram desde o mês de novembro, durante praticamente todas as sextas-feiras, na sede social do Friburguense. Nessas oportunidades, além do ajuste da bateria, o samba-enredo oficial para este ano foi entoado e decorado por boa parte dos foliões. Composto por Cesar Fonseca, um dos principais compositores do carnaval municipal, o hino faz um breve passeio pela história e termina com um "parabéns pra você". A bateria comandada por Mestre Arilson, que ditará o ritmo da apresentação, conta com cerca de 60 ritmistas.


Desfile do ano passado reuniu mais de 500 pessoas

O Bloco do Frizão surgiu a partir da "Segunda sem lei", evento realizado às segundas-feiras de carnaval por amigos no Friburguense. O encontro ocorria na churrasqueira do clube logo depois do tradicional futebol das piranhas. Aos poucos, a festa foi perdendo força e o número de participantes diminuiu. No final de 2005, Edmilson Debossan e o xará Edmilson Py criaram o projeto de um bloco para desfilar na sexta-feira de carnaval, aprovado pelo então vice-presidente social Jones Canto.

O bloco evoluiu e hoje possui instrumentos próprios, comprados com o dinheiro da venda das camisetas. O montante também é utilizado na manutenção de algumas peças e compra de adereços. Os enredos retratam assuntos ligados ao esporte e desde 2005, ano de sua fundação, o Bloco do Frizão só não desfilou em duas oportunidades. Em 2017, o enredo: "Deixa eu brincar de ser feliz" contou com a participação de mais de 500 pessoas.



Confira a letra do samba-enredo do Bloco do Frizão:

Prepare o seu coração...
A emoção está solta no ar!
Aí vem chegando o Frizão...
Deixa o samba te levar!
É aniversário da nossa cidade...
Vamos festejar!

Vou cair na gandaia
Ao som da batucada...
Ninguém pode censurar!
É nessa onde que eu vou....
Essa Avenida é meu lar!
Hoje o bicho vai pegar! (Bis)

Divina aquarela!
Santuário no alto da serra!
Desde os tempos do Morro Queimado
Vem gente de todo lado...
Não existe lugar mais bonito!
É a natureza de Deus me sorrindo!
Foi Dom João, Rei de Portugal,
Que decretou: Cidade Real!

Parabéns pra você,
Minha Nova Friburgo!
200 anos de história:
Um relicário de glórias! (Refrão)

Autor: Vinicius Gastin

voltar topo

imagem - Publicidade

imagem - patrocinadores

imagem - Publicidade imagem - Publicidade imagem - Publicidade

webdesign | www.friwebdesign.com.br